5 Provas para fazer em 2018 – As escolhas de Luís Fernandes

Há tanta prova boa por aí, o que torna muito difícil escolher uma. 

No próximo ano tenho o objectivo de fazer uma ou mais provas fora de portas. Na agenda já tenho o MIUT, mas tinha vontade de fazer uma prova num local desconhecido, aproveitando “juntar o útil ao agradável” e fazer umas férias no local da prova. 

O “cardápio” é grande, por isso é complicado escolher uma ou outra para a “lista dos desejos”.

Tendo em conta esta dificuldade, decidi lançar um desafio ao ultramaratonista e camarada dos trilhos, Luís Fernandes. Sendo um dos atletas que mais admiro na modalidade, pedi-lhe para escolher as suas 5 provas favoritas e a razão da sua escolha. 

Este conterrâneo é, para mim, um dos melhores ultramaratonistas em Portugal. O seu currículo diz tudo. Foi 8º classificado no Campeonato do Mundo de Ultra Skyrunning em 2016; ganhou a ULTRA do MIUT em 2014; Campeão Nacional de Ultra Trail Running – Endurance e Vencedora do MIUT em 2015; Vice-Campeão Nacional de Ultra Sky Running em 2014. Recentemente foi o melhor português no UTMB – Ultra Trail du Mont Blanc, com um fantástico 18.º lugar da geral.

A escolha de Luís Fernandes:

MIUT – MADEIRA ISLAND ULTRA TRAIL

Prova: MIUT 115km
Data: 28 Abril 2018
Mais info: http://miutmadeira.com/pt/

“É uma das melhores provas do circuito mundial, garças as suas paisagens únicas. A diversidade do percurso é fantástica e a sua distância torna a prova bonita e dura pelo desnível positivo; tornando um desafio atractivo nesta que é a “travessia” da ilha da Madeira.” 

UTMB – ULTRA TRAIL DU MONT BLANC

Prova: UTMB
Data: 27 Agosto – 2 Setembro 2018
Mais info: http://utmbmontblanc.com/en/

“É a Meca do Trail e a única prova que reúne o maior número de nacionalidades, criando um ambiente incrível, reunindo o Mundo inteiro à volta do evento. É uma sensação brutal poder correr na montanha mais alta dos Alpes e da União Europeia. Tem um sabor especial fazer a prova principal (UTMB-170 km), pelo facto do ponto de partida e chegada ser no mesmo sítio, Chamonix, passando por 3 países França, Itália e Suíça.”

Foto: Ian Corless

SALOMON ULTRA PIRINEU 

Prova: Ultra
Data: 29 Setembro 2018
Mais info: http://ultrapirineu.com/en/ultra

“É um dos melhores ambientes que se poder viver numa partida, chegada e ao longo de todo o percurso. A prova realiza-se nos Pirineus, no meio de paisagens deslumbrantes. Só quem lá esteve sabe do que falo.”

HIGH TRAIL VANOISE

Prova: High Trail Vanoise 70km 5400 D+
Data: 6 – 8 Julho 2018
Mais info: http://www.high-trail-vanoise.com/en/

“É uma prova com trilhos técnicos.  Durante uma boa parte corremos na neve utilizando crampons, numa cota de 3600m de altitude, o que a torna uma prova difícil e ao mesmo tempo desafiante. Tive o prazer de já ter realizado a prova por 2 vezes.”

MARATÒN ALPINA ZEGAMA – AIZKORRI

Data: 27 Maio 2018
Mais info: http://www.zegama-aizkorri.com/en/

“Nunca fiz a prova, mas pelos vídeos e relatos que  fazem é uma das melhores do mundo! São 42 km num ambiente fantástico que se vive a correr na montanha.”

Deixo aqui o meu obrigado ao Luís pela sua disponibilidade, atenção e pelas excelentes recomendações.



Escrito por Runner Anónimo

O Runner Anónimo é um blog sobre corridas e histórias pessoais de um desportista amador que vive na ilha da Madeira.