As corridas e o trail running têm muitas histórias à sua volta. Não só com relatos escritos ou fotografias que podemos ficar a conhecer novos sítios, trilhos, atletas, histórias, equipamentos e dicas úteis para todo o tipo de atletas, sejam eles mais experientes ou amadores.

O Youtube veio revolucionar a forma como vemos conteúdos online, tornando a experiência e conhecimento mais “real” e imersiva. Por esta mesma razão, cada vez mais temos amantes das corridas e do trail a produzirem bons vídeos nesta plataforma.

Aqui ficam os canais que sigo “religiosamente”.

Dan Whitehead

Este australiano é um dos meus favoritos no Youtube. Com experiência na área de vídeo, o Dan é um ultramaratonista que conta histórias simples, cheias de imagens espetaculares e com um bom gosto na edição. Em 2018 completou a a duríssima TDS no UTMB, mesmo com complicações de saúde por causa da ‘Doença de Crohn’. No canal ele fala de provas, alimentação, equipamentos e situações do dia-a-dia.

Link do Canal de Youtube: Dan Whithehead


The Ginger Runner

Ethan Newberry é provavelmente o mais conhecido desta lista. Ele é actor, produtor de música electrónica, realizador e autor do “The Ginger Runner“. O seu grande sentido de humor e boa presença em frente da câmara são os pontos fortes deste norte-americano que se aventura nos trilhos em desafios espetaculares, que incluem sempre grandes imagens e boa cerveja. O seu canal destaca-se pelas inúmeras reviews de equipamento de trail running e corrida no geral.

Link do Canal de Youtube: The Ginger Runner


Harry Runs

Harry Jones é dos poucos atletas de elite que tem um canal de Youtube, onde dá a conhecer os seus desafios e participação em provas. O trail runner da equipa oficial da Hoka One One é um dos atletas mais fortes da modalidade no Reino Unido. Para além de de mostrar um pouco das suas participações em prova através do vlog, este atleta vegan também partilha as suas escolhas alimentares, dicas de treino e tudo relacionado com a actividade física.

Link do Canal de Youtube: Harry Runs


Programa Fôlego

“Salve Corredores!” Esta é a frase de marca do brasileiro Gustavo Maia, criador e autor do conhecido Programa Fôlego. Este antigo jornalista de profissão é um apaixonado pela corrida. Neste momento dedica-se exclusivamente a este projecto de sucesso, onde promove as melhores provas de corrida no Brasil e as melhores do mundo. No seu currículo conta com mais de 70 maratonas acabadas. No seu canal fala sobre maratonas, alimentação, trail running e muitas reviews de equipamento.

Link do Canal de Youtube: Programa Fôlego


Trail Running Review

O canal espanhol dedicado às reviews de equipamento de Trail Running é um grande sucesso na península ibérica. Com mais de 32 mil seguidores, o canal testa um grande número de marcas e equipamentos, estando sempre em cima dos mais recentes lançamentos. Com uma linguagem descontraída e com informação relevante, o canal também entrevista alguns atletas e acompanha algumas provas.

Link do Canal de Youtube: Trail Running Review


The Run Experience

Para quem procura dicas de treino para várias distância, este é o canal que devem pesquisar. O The Run Experiece tem vídeos com planos de treinos para iniciantes ou para aqueles que pretendem ser maratonistas.

Link do Canal de Youtube: The Run Experience


Billy Yang Films

Billy Yang é um excelente contador de histórias! A montanha é uma das suas paixões, por isso mesmo dedicou-se às filmagens sobre atletas, natureza e marcas que estejam relacionadas com actividades ao ar livre. Em cada vídeo sentimos toda a sua alegria e paixão pelo melhor que a natureza tem para dar.

Link do Canal de Youtube: Billy Yang Films


Plant Positive Running

Katie e Gwen são um casal que gosta de trail running e boa alimentação, de preferência à base de plantas. No seu canal falam sobre alimentação, dicas de treino, entre outras curiosidades sobre provas.

Link do Canal de Youtube: Plant Positive Running


Por fim deixo o meu canal do youtube! Podem seguir o canal aqui:

Canal Youtube Runner Anónimo

Autor

O Runner Anónimo é um blog sobre corridas e histórias pessoais de um desportista amador que vive na ilha da Madeira.

O vício das corridas
na tua caixa de e-mail

Subscreve e recebe todas as novidades do blogue.

Obrigado!

Algo está mal...