Novo ano, novos equipamentos e muita variedade.

Um pouco por todo o mundo, o Trail Running tem ganho mais provas, praticantes e amantes deste desporto de montanha. Com este crescimento, vem o “boom” de marcas e equipamentos para todos os gostos, terrenos e feitios!

2019 ainda agora começou, mas as marcas já têm o seu calendário bem definido com vários lançamentos de novas sapatilhas e evoluções de modelos bem conhecidos.

Tal como muitos de vocês, eu tento acompanhar todas as novidades, por essa mesma razão juntei um apanhado daquilo que vamos ver nas lojas especializadas neste ano. (Atenção, isto não é uma review. Este artigo foi feito com base em vários artigos e informações oficiais das marcas)

9 Sapatilhas de Trail para 2019

Adidas Terrex Agravic Speed Plus – A novidade da Adidas para 2019
ADIDAS TERREX AGRAVIC SPEED PLUS

Nos últimos anos a conceituada marca alemã tem vindo a desenvolver calçado de qualidade para todos os que gostam de correr nos trilhos. A gama Terrex tem evoluído em todos os tipos de equipamento. 2019 marca o regresso das Agravic Speed, numa versão Plus. A sola mantém a borracha da Continental, mas todo o resto sofreu pequenas alterações. A midsole foi feita com um material mais soft e o mesh está mais elástico, dando uma maior flexibilidade à sapatilha.


Altra Superior 4 - Novo visual para uma das grandes novidades de 2019
Altra Superior 4 – Novo visual para uma das grandes novidades de 2019.
ALTRA SUPERIOR 4

Das novidades para o início de 2019, as Altra Superior foram um dos pares que sofreu uma grande mudança nesta que é a versão 4. As mudanças estão à vista de todos: desde o mesh, passando pela midsole e sem esquecer a sola, todas as mudanças foram feitas para melhorar o desempenho daqueles que querem ganhar mais velocidade, com um excelente grip sem esquecer o conforto. Este modelo mantém o seu drop 0 mm, tal como todas as sapatilhas da marca.


Hoka One One 3 – Um dos sucessos de 2018 regressa neste novo ano com uma nova versão melhorada.
HOKA ONE ONE SPEEDGOAT 3

Depois do grande sucesso da versão 2, as afamadas Speedgoat regressam com pequenas alterações. O upper e o meshforam melhorados para dar uma melhor respiração e durabilidade às sapatilhas. A midsole continua igual, bem como a fantástica sola Vibram Megagrip, um dos pontos fortes da versão 2.


INOV-8 Roclite 275 – Com G-Grip composto por grafeno.
INOV-8 ROCLITE 275

As novas INOV-8 destacam-se pela sua sola graphene G-Grip, considerada pela marca como “o grip mais resistente do mundo”. Esta sola é composta por várias borrachas e grafeno, que a torna mais forte e resistente. Com 275g, um mesh mais respirável e 8mm de drop as Roclite 275 têm um ponto para prender os gaiters nas sapatilhas.


La Sportiva Kaptiva – A nova aposta da marca italiana.
LA SPORTIVA KAPTIVA

A casa italiana La Sportiva começa o ano com um novo modelo para médias/longas distâncias e com apetência para terrenos técnicos. Com um design apelativo, as Kaptiva têm 280g e um drop de 6mm.


Salomon Speedcross 5 – O modelo mais famoso da Salomon recebe melhorias e novas cores
SALOMON SPEEDCROSS 5

Uma das mais famosas e icónicas sapatilhas de Trail Running vão ter a sua versão 5 em 2019. As Speedcross são o modelo de maior sucesso da marca francesa. Esta evolução está centrada no upper, que recebe algumas modificações vantajosas, para que a sapatilha se ajuste melhor ao pé. A melhoria na estabilidade foi uma das grandes prioridades na construção desta versão. As Speedcross são a escolha perfeita para terrenos mais soltos, lamacentos e com neve.


MERRELL TRAIL GLOVE 5

Estas Merrell são as mais minimalistas deste conjunto de sapatilhas para 2019. Com 0 mm de drop e com sola Vibram, estas sapatilhas tem cerca de 220g, e um perfil muito baixo mas, surpreendentemente, conseguem ter algum amortecimento. Não é uma sapatilha para provas longas nem para atletas muito pesados.


Nike Zoom Air Terra Kiger 5 – Renovação Total (Foto: Running Warehouse)
NIKE ZOOM AIR TERRA KIGER 5

Totalmente renovadas, a Terra Kiger vem com um novo aspecto, indo ao encontro da nova linha de design das novas sapatilhas da marca (e.g. Pegasus 35). Com novo EVA, mais soft para ajudar tracção e com upper diferente às versões anteriores, estas sapatilhas têm 275g e um drop 4mm.


Saucony Peregrine ISO – O regresso das conhecidas e afamadas Peregrine
SAUCONY PEREGRINE ISO

Seguindo a tendência de outros modelos da marca, as Peregrine perdem a numeração e passam a ter a referência ISO, que paralelamente marca as mudanças neste e outros modelos. O upper está mais maleável, o que ajuda no sistema ISO, estrutura lateral que ajusta a sapatilha quando se ajusta os atacadores. A sola mantém-se “agressiva” e pronta para agarrar bem em qualquer tipo de terreno.




Autor

O Runner Anónimo é um blog sobre corridas e histórias pessoais de um desportista amador que vive na ilha da Madeira.

O vício das corridas
na tua caixa de e-mail

Subscreve e recebe todas as novidades do blogue.

Obrigado!

Algo está mal...