“Como é que disse? Bombucha, Cambucha, Kom quê?” Esta foi a minha primeira reacção quando ouvi falar do Kombucha.

Há 4 meses, iniciei-me na preparação de Kombucha em casa. Desde então comecei a a pesquisar sobre esta bebida milenar, as suas vantagens e dos benefícios “milagrosos” que tanto se falava na blogosfera internacional.

Nos últimos anos tem-se ouvido falar sobre a moda do Kombucha, principalmente no Estados Unidos da América, onde a bebida já é um mega sucesso de vendas no mercado de produtos saudáveis. Em Portugal, a moda é muito recente, e muita gente não sabe de onde vem nem como é que é feita a fermentação e preparação deste “elixir da saúde”.

O que é o Kombucha?

O Kombucha é uma bebida milenar, com origem na Ásia, que é obtida através da fermentação do chá preto, branco ou verde e açúcar. Esta fermentação é feita através de uma cultura que parece um cogumelo e tem o nome de SCOBY – Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast (Cultura simbiótica de bactérias e leveduras). O SCOBY alimenta-se da cafeína que está presente no chá preto, branco ou verde e do açúcar adicionado. Esta fermentação cria uma bebida gaseificada, de forma natural, com inúmeras vantagens para o organismo e principalmente para o sistema digestivo e saúde osteoarticular, embora que nesta última existem diversas discussões e artigos científicos que confirma, e contrariam as suas vantagens. Tal como o Kefir e o Chucrut, o Kombucha é considerado um probiótico natural.

O SCOBY

Como já vos disse, eu iniciei-me na preparação do Kombucha há quatro meses, depois de ter recebido um SCOBY doado por uns amigos que são super dedicados a um estilo de vida saudável.

Com tempo, muita pesquisa e com as dicas destes amigos, fui aprendendo como controlar a primeira fermentação e passar para a segunda fermentação, que é a parte mais gira do processo, onde se pode adicionar sumo de fruta, para criar um verdadeiro refrigerante natural. 

Até agora já experimentei diversas fermentações. Desde o maracujá, ananás, manga, goiaba, gengibre, hortelã e mel foram algumas das experiências que resultaram bem.

As vantagens do Kombucha.

Alguns estudos dizem que beber Kombucha melhora a saúde em vários aspectos, tendo em conta que é um excelente desintoxicante, antioxidante e um grande aliado do sistema imunitário.(Pesquisem online, existem muita informação.)

Para além destas capacidades, esta bebida favorece o bom funcionamento gastrointestinal, perda de peso e protege as articulações, bem como a redução de algumas alergias.

Para quem não tem ou não consegue um SCOBY, existem marcas que produzem Kombucha de grande qualidade e feito com produtos biológicos. Na ilha da Madeira podem adquirir na Mercearia do Plano D.

Este é sem dúvida um grande “aliado” para quem quer ter mais saúde!



Autor

O Runner Anónimo é um blog sobre corridas e histórias pessoais de um desportista amador que vive na ilha da Madeira.

2 Comentários

  1. Boa! Mais um que se junta à “equipa”. Fazes segunda fermentação com sumo de fruta? Qual é a tua favorita?

O vício das corridas
na tua caixa de e-mail

Subscreve e recebe todas as novidades do blogue.

Obrigado!

Algo está mal...