Sempre que possível, tiro algum tempo para colocar a minha leitura em dia.

Nos últimos tempos não me tenho dedicado aos livros, infelizmente. A leitura de bons livros exigem uma dinâmica diária e principalmente tempo, algo que não tive com abundância nos últimos meses, tudo por causa da preparação para o MIUT. Mesmo não sendo uma boa desculpa, não deixei o hábito e apostei na leitura de artigos de outros bloggers e sites relacionados com a corrida, alimentação saudável ou desporto em geral. Por serem de consumo mais imediato e pela facilidade de poder ler no meu telemóvel, optei por intensificar a leitura e pesquisar novas fontes.

Desde então, tenho reunido muita e boa informação. Mas de que serve estar a ler e aprender imenso quando não partilho com outras pessoas? Por esta mesma razão, a partir de agora, duas vezes por mês vou partilhar artigos, entrevistas, reportagens ou estudos interessantes que eu encontro pelas “internets” e que estejam relacionados com o mundo das corridas, nutrição ou preparação física.

Vamos a isto…

“Exercício e Alimentação Saudável” – Observador Cetelem 2018

O Observador Cetelem lançou mais um estudo feito em Portugal. Desta vez, a temática escolhida foi “Exercício e Alimentação Saudável”. Tendo em conta que os portugueses estão cada vez mais atentos e preocupados com a sua alimentação e a forma física, a marca francesa decidiu lançar a primeira edição deste estudo.

Alguns dados interessantes são revelados no documento disponibilizado online. Entre o vários dados, destaco logo um dos primeiros:  só 32% dos inquiridos praticam exercício físico, o que demonstra que mais de dois terços da população não faz nenhum tipo de actividade física. Esta “inatividade” tem maior incidência nas mulher acima dos 45 anos.

Para além destes dados, podem encontrar os números relacionados com a percentagem de pessoas que compram e consomem suplementos ou alimentos considerados saudáveis.

No geral, este estudo demonstra que ainda há muito trabalho a ser feito pelas autoridades e organizações que trabalham estas áreas. Para quem tiver curiosidade, pode ler e analisar todo o estudo aqui.

Os treinos e o stress.

O I Run Far é um dos meus sites favoritos,! Aqui podem encontrar muita e boa, informação sobre Trail Running.

No início deste mês saiu um artigo muito interessante sobre como “treinar o stress”, os ciclos de treino que servem para controlar e preparar para todo o impacto do stress e como impedir que se chegue ao “stress crónico”. Vale a pena fazer a leitura! Relaxem e leiam o artigo aqui.

A vida, os desafios e as rotinas

As rotinas trazem conforto e ajudam a levar o dia-a-dia com mais tranquilidade. Ao mesmo tempo, estas rotinas podem ser responsáveis pelo comodismo, pela falta de empenho, vontade e motivação para encontrar novos desafios. Numa crónica que está disponível no blogue Correr na Cidade, Tiago Portugal aborda estas temáticas numa reflexão muito interessante.

Artigo disponível aqui.

E vocês, costumam seguir outros sites e fontes de notícias interessantes sobre o trail, corridas e assuntos relacionados? Têm algum blogue ou site? Partilhem as vossas fontes nos comentários do artigo! 😉

 



Autor

O Runner Anónimo é um blog sobre corridas e histórias pessoais de um desportista amador que vive na ilha da Madeira.

O vício das corridas
na tua caixa de e-mail

Subscreve e recebe todas as novidades do blogue.

Obrigado!

Algo está mal...