Andava à procura de alternativas para acompanhar o meu pão de cereais e/ou panquecas de aveia para o pequeno-almoço… estava muito difícil.

Sinceramente, já estou “cansado” de comer o habitual doce caseiro, o ovo estrelado e a “famosa” omelete com aveia!

Depois de uma vasta pesquisa em vários blogues, descobri que a manteiga de amendoim, de avelã e amêndoa são uma boa solução para acompanhar um bom pequeno-almoço ou refeição pré e pós treino! Rica em gorduras boas (monoinsaturadas e polinsaturadas) a manteiga de amendoim caseira é super saudável, desde e quando seja consumida com moderação, já que é altamente calórica.

Ontem decidi que era o dia para fazer a minha manteiga de amendoim caseira!

Aqui vai a receita! É super fácil.

Ingredientes: 600 gramas de amendoim com casca (depois de descascado fica com aproximadamente 350g). Tenha em atenção à qualidade do amendoim, de preferência biológico.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

  • A estrela da receita é o amendoim! Eu comprei amendoim com casca. Admito que é cansativo descascar 600 gramas de amendoim. Para além da demora dá imenso trabalho tirar a casquinha castanha que envolve o amendoim. Se não têm paciência, comprem amendoim sem casca!  Atenção, não pode vir com sal.
  • Isto é opcional, caso queira intensificar o sabor, podem levar o amendoim ao forno ou frigideira, para torrar um bocado antes de triturar.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

  • Triture! Eu usei a Bimby (dá imenso jeito por causa da potência e a super lâmina), no entanto podem fazer a manteiga com uma boa liquidificadora. Se fizer na Bimby, carregue duas ou três vezes no botão turbo e logo de seguida deixe 8 minutos na velocidade 5.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

  • Veja se a manteiga está cremosa. Eu deixei a minha com alguns pedacinhos, caso queira a manteiga sem os pedaços deixe mais tempo na mesma velocidade.
  • Por fim, guarde num frasco hermético. Consuma no prazo máximo de 4 semanas.

Vale a pena experimentar! É super fácil e super saborosa.

 

 

 

Autor

O Runner Anónimo é um blog sobre corridas e histórias pessoais de um desportista amador que vive na ilha da Madeira.

O vício das corridas
na tua caixa de e-mail

Subscreve e recebe todas as novidades do blogue.

Obrigado!

Algo está mal...