A preparação de cada prova ou treino, seja de corrida de estrada ou trail, é importante para potenciar o desempenho durante a mesma. Esta preparação deve ser feita em vários níveis e em várias fases, mas tendo como foco principal a alimentação pré-prova.

Nesta parte da alimentação e preparação, muitos se esquecem da importância dos líquidos e da qualidade dos mesmos, já que nem tudo que mata a sede é saudável e recomendado.

 

nectar

Sumos / Néctar de Fruta

Muitos pensam que estas bebidas são uma excelente escolha para beber antes de uma prova, já que são feitas com fruta. Errado!

A maior parte destas bebidas têm a adição de açúcar, para além da frutose, o que tornam estes néctares umas verdadeiras bombas, nada recomendáveis para quem vai fazer uma prova.

gaseificads

Bebidas Gaseificadas

Cada vez mais vejo malta a beber colas e limonadas gaseificadas em provas de trail. Faz-me alguma confusão! Estas bebidas não são recomendadas por diversas razões: causam inchaços, dores abdominais e gases.

 

batidos

Batidos com base de Leite

Muitos atletas gostam de tomar batidos de fruta ou achocolatados com base de leite para hidratar e ganhar mais força antes dos treinos. O problema destes batidos são a sua digestão, que é mais longa por causa dos carboidratos, gordura e proteínas presentes nestas bebidas.

 

sorbitol

Bebidas com Sorbitol

Algumas bebidas energéticas, bem como as bebidas de fruta, podem conter Sorbitol. Sorbitol é um álcool de açúcar, que pode ser encontrado naturalmente em frutas: maçãs, pêssegos e as ameixas secas, bem como em alimentos e bebidas feitas a partir dessas fontes. Formas sintéticas de sorbitol são utilizados como substitutos de açúcar. Ingerir bebidas com este composto podem causar problemas gastrointestinais, o que pode levar ao abandono numa prova.

alcool

Bebidas Alcóolicas

Todos nós sabemos que ingerir bebidas alcóolicas antes de uma prova é para gente maluca. Para além da desidratação as bebidas com álcool podem causar inflamações e um impacto negativo em todo o desempenho físico/muscular, bem como na hora de tomar uma decisão mais acertada.

 

Evitem estas bebidas e optem por água, águas aromatizada naturalmente, água de coco ou por bebidas isotónicas.

 

Nota: Este artigo foi escrito com base em estudos, livros e outros artigos credíveis. Toda a informação que está escrita é comprovada por profissionais da área.

 

 

 

Autor

O Runner Anónimo é um blog sobre corridas e histórias pessoais de um desportista amador que vive na ilha da Madeira.

O vício das corridas
na tua caixa de e-mail

Subscreve e recebe todas as novidades do blogue.

Obrigado!

Algo está mal...