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Cada vez mais sou apologista que um desportista só pode ser bom se tiver uma alimentação saudável. Quando digo isto não estou a falar só de atletas profissionais. Todos os desportistas, sejam profissionais ou amadores, devem ter muito cuidado com a sua alimentação, já que ela é importante para melhorar o desempenho nos treinos e consequentemente nas provas.

Como sabem, eu tenho super atenção naquilo que como. Não digo que não cometo uns “crimes” de vez em quando, mas tento manter a regra.

Depois de vários pedidos de “algumas famílias”,  cá vai uma receita que é um bom exemplo que comer bem não é chato! Vamos comer uns hambúrgueres de grão de bico com batata doce?

Rico em proteínas, o grão de bico tem inúmeras formas criativas de ser confeccionado. As leguminosas são importantes no plano alimentar do desportista já que contêm hidratos de carbono, proteína, fibra, vitaminas e minerais.

A batata doce é a “rainha” na alimentação de todos aqueles que praticam desporto. Elas fornecem carboidratos complexos, super importantes para o combustível muscular. Para além disto, a Batata Doce é uma fonte de Vitamina C, um grande ajudante no alivio das dores musculares.

Hambúgueres de Grão de Bico e Batata Doce

Ingredientes:

250g de grão de Bico Cozido

1 Batata Doce (tamanho médio)

3 Colheres de Sopa de Flocos de Aveia

1 Colher de Sopa de Óleo de Coco ou Azeite

1 Dente de Alho

Sal (q.b)

Como fazer?

Junte o grão de bico, alho, batata doce numa taça de vidro. Triture com a varinha mágica, ou na Bimby (velocidade 5 durante 2 minutos) até ficar uma pasta consistente.
 
Logo de seguida adicione os flocos de aveia e triture novamente. Tenha atenção à consistência da pasta, tem de ser moldável, por isso, se precisar adicione mais aveia. De seguida, deite uma colher de sopa de óleo de coco ou de azeite virgem extra . Quem quiser dar mais sabor, pode adicionar um pouco de ervas aromáticas à escolha.
 
Para moldar o hambúrguer, tire um pedaço com a mão e faça o molde até ficar redondo (faça uma bola com as palmas das mãos e depois pressione ligeiramente para dar a forma de hambúrguer).

Meta numa frigideira anti-aderente, bem quente! Deixe até formar uma crosta em ambos os lados e já está!

Experimentem e digam como correu a experiência. 🙂
 
Até lá, bons treinos!
Autor

O Runner Anónimo é um blog sobre corridas e histórias pessoais de um desportista amador que vive na ilha da Madeira.

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