Cá em casa, tal como em muitas outras, os fim-de-semana são aproveitados para descansar e sair da rotina diária. Para além de aproveitar os fim-de-semana para fazer de tudo um pouco, gostamos muito de meter as mãos na cozinha e preparar refeições completamente diferentes daquelas que comemos durante a semana. Sempre de uma forma saudável, por vezes tentamos recriar pratos de infância, que ficaram na memória, onde os sabores e os aromas são recordados com o conforto e carinho das nossas mães ou avós, que preparavam os nossos pratos preferidos como mais ninguém sabia fazer.

Embora que tente, recriar esses pratos e sabores na perfeição não é tarefa fácil. Como é difícil chegar ao mesmo paladar, vou tentando inovar ou criando outros sabores com base em pratos que já experimentei. Nesta ideia de experimentação, tento que os produtos sejam sempre de boa qualidade e que contribuam para a minha alimentação dentro daquele é o meu plano alimentar para os treinos ou pré/pós-provas, assim não cometo muitas loucuras neste processo.

Desta forma, no sábado passado, aventuramo-nos a fazer um caril de legumes acompanhado de Amaranto. Para quem não sabe, o Amaranto é um grão da família da Amaranthacea e tem inúmeras propriedades. Este alimento é rico em fibras, contribui para regular a pressão arterial, não contém glúten e ajuda no bom funcionamento dos intestinos. Além destas propriedades, o Amaranto é altamente recomendado a atletas numa fase pós-treino, já que promove a regeneração muscular.

Caril de Legumes c/ Amaranto
Doses: 4 Pessoas
Ingredientes
  • Selecção de Legumes Frescos (nós utilizamos beringela, courgete, cenoura, couve-flor, bróculos, pimentão, gengibre e courgete)
  • 1 Cebola
  • 1 dente Alho
  • 1 Tomate
  • 1 colher de Chá Curcuma com Pimenta biológica
  • 3 colheres de Sopa Azeite Virgem
  • 1 lata Leite de Coco
  • 1 chávena Amaranto
  • 1 Pimenta
Instruções de Preparação
  1. Corte a cebola, o alho, o tomate e o pimentão em cubos e reserve

  2. Corte os legumes em diversos cortes e tamanhos para criar diferentes texturas

  3. Numa panela, deite um pouco de azeite e deixe aquecer. Quando o azeite estive quente, deite o Amaranto e mexe, sem deixar queimar. Dois minutos depois, deite três chávenas de água e deixe cozinhar durante 25-30 minutos.

  4. No wok, quente deite o azeite, o alho e a cebola picada. Refogue e depois adicione o pimentão. Depois de refogado adicione o tomate. Refogue durante 2 minutos.

  5. Adicione os legumes e mexa para não deixar queimar.

  6. Depois dos legumes estarem salteado, deixe a Curcuma e envolva. Logo de seguida deixe a pimenta e o leite de coco. Envolva e deixe ferver até ficar a gosto.

Esta receita é perfeita para recuperar bem depois de um treino longo. A curcuma e o gengibre são antiinflamatórios por excelência e em combinação com o Amaranto, fazem o trio perfeito para uma excelente recuperação muscular!

Espero que gostem. Bons treinos e bom apetite!



Autor

O Runner Anónimo é um blog sobre corridas e histórias pessoais de um desportista amador que vive na ilha da Madeira.

O vício das corridas
na tua caixa de e-mail

Subscreve e recebe todas as novidades do blogue.

Obrigado!

Algo está mal...