Quando era miúdo aprendi a identificar as estações do ano pelas cores e aromas das frutas da época. Na casa dos meus avós as frutas e os legumes eram abundantes, não fosse o meu avô um agricultor dedicado e apaixonado pela arte de lavrar a terra, para que ela fosse generosa na hora de dar o melhor aos seus.

Essa mesma paixão e abundância ensinou-me a saber distinguir os sabores e os aromas. O Inverno era tempo das couves e das sopas carregadas de legumes; a Primavera e o Verão cheiravam a fruta fresca, aos mangos e às ameixas sumarentas; mas era no Outono que os aromas mais intensos reinavam!

trailsabores03

A corrida estimula todos os sentidos das mais diversas formas!

Quando corremos na cidade perdemos as pequenas coisas que nos estimulam quando entramos nos trilhos em busca das belezas que despertam as boas sensações.  Há duas semanas tive uma experiência sensorial que ficou gravada na memória, tal e qual as memórias que guardámos da nossa infância.

Na preparação para a prova de 40km do Ecotrail Funchal – Madeira 2016, fui correr com o meu amigo Luís nos trilhos da costa norte, mais precisamente nos Trilhos do Porto da Cruz.

Estávamos no fim do mês de Setembro, bem no início do Outono. Nos primeiros metros já se sentia o cheiro intenso da uva americana e do mosto que repousava nos lagares.

trailsabores01

Pelos trilhos dentro, o ar puro era abundante tal como as árvores e plantas verdes que davam o ar da sua graça, depois do verão quente que se sentiu um pouco por toda a ilha. Os quilómetros passavam no relógio e o cheiro dos pêros de outono se sentia no ar, juntamente com as amoras silvestres que adoçaram e sem esquecer os saborosos figos, que carregavam as árvores com o seu “mel”.

Soube-me tão bem! Do sabor aos aromas e o prazer em correr livremente no interior da mãe natureza, fazem das corridas de Trail um verdadeiro estimulante sensorial!

 

Autor

O Runner Anónimo é um blog sobre corridas e histórias pessoais de um desportista amador que vive na ilha da Madeira.

O vício das corridas
na tua caixa de e-mail

Subscreve e recebe todas as novidades do blogue.

Obrigado!

Algo está mal...